sexta-feira, 2 de julho de 2010

Paulo Gaudêncio

Uma série de palestras do psiquiatra e terapeuta Paulo Gaudêncio.

Ser companheiro em tempos de crise
"Neste programa, Paulo Gaudêncio leva a uma reflexão dos relacionamentos afetivos. Diz que crise é eterna, é sinal de que se esta vivo. O que causa o desamor é a falta de diálogo. O segredo é aprender a ouvir o que o outro diz como depoimento, e não acusação. Trata do conceito do Simbiose, para explicar que as escolhas efetivas são complementares, ou seja, o outro representa uma parte de mim que está repremida, e aborda a terapia de casal, focal e breve, explicando o seu método de trabalho."




O Envelhecimento
"De acordo com Dr. Paulo Gaudêncio, a expectativa de vida triplicou nos últimos anos. Dependendo bda classe social e de país, a longevidade está em torno de 90 anos e segundo sua opinião, em pouco tempo será de 120 anos. Na opinião de Gaudêncio, a única forma de não ter envelhecimento patológico, de continuar jovem, é saber lidar com mudanças. De acordo com ele, manter-se jovem é ter coragem de abandonar s camnhos pré-estabelecidos das relações emocionais e racionais para construir outros. O programa tra ainda aparticipação das atriz Maria Luiza Mendonça que interpreta o texto Instantes, de autor desconhecido e também extraído do depoimento do pintor japonês Katsushika Hokusai. O programa Café Filosófico é uma produção da TV Cultura em parceria com a CPFL Energia."




A vida profissional - o entediado
"Dr Paulo Gaudencio, psiquiatra e terapeuta, escritor de inúmeros livros, fala de maneira agradável e divertida sobre o tédio e o stress na vida profissional de cada um, e suas experiência junto à empresas e atletas profissionais."




Comer Demais
"Paulo Gaudêncio fala sobre comer demais e de outros excessos que cometemos, como resultado de fatores físicos, psicossomáticos, emocionais. Explica que o ser humano tem conflitos, mas faz escolhas buscando a satisfação. O que está em foco nesta palestra é a forma de lidar com nossas emoções básicas, como a angústia e a ansiedade, que podem resultar em frustração e busca de compensação. Gaudêncio nos mostra a diferença entre ser maduro e imaturo e nos ensina que aquele que melhor souber lidar com suas emoções, mais chances terá de ser feliz."
http://www.cpflcultura.com.br/site/2009/12/04/integra-comer-demais-paulo-gaudencio/